Subscribe:


Programas Partidários  

Políticas para a Segurança Interna



PS
Clique e consulte o programa
Área da Segurança Interna
  • Promover-se-á uma racionalização dos meios, promovendo a utilização crescente de recursos comuns no âmbito do Ministério da Administração Interna. Simultaneamente, continuar-se-á a rejuvenescer e a requalificar o dispositivo territorial das forças de segurança. Sendo certo que Portugal detém um dos 10 melhores rácios de polícias por cidadãos da União Europeia, manter-se-á esse rácio através de uma política de incorporações equilibrada, que compense as saídas de elementos das forças de segurança, e apostar-se-á na racionalização do efectivo policial e na formação dos seus elementos, com especial destaque para o treino com armas de fogo, a resposta a incidentes táctico-policiais, o policiamento de proximidade e a investigação criminal.


     PSD
    Clique e Consulte o programa
    Área da Segurança Interna

    • Promover uma maior articulação entre as forças de segurança, optando pela existência de um sistema dual com apenas duas vertentes, uma de natureza civil –, composta por três áreas (Segurança Pública, Investigação Criminal e Estrangeiros) – e outra de natureza militar – a Guarda Nacional Republicana.

    • Implementar os Sistemas de Autoridade Marítima e de Autoridade Aeronáutica, conjugando sinergias com o Sistema de Defesa Militar.
CDS-PP
Clique e consulte o programa
Área da Segurança Interna
  • Reforçar patrulhamento de proximidade só é possível com a libertação de funções acessórias ‐ possível tanto na GNR como na PSP – e com concursos anuais estáveis, que garantam efectiva melhoria do dispositivo;
  • Revisão orgânica que elimine Direcções que duplicam funções; a Secretaria‐geral do MAI deve centralizar as competências para gerir matérias logísticas, administrativas, informáticas, de infra‐estruturas, relações públicas e internacionais, bem como as comunicações das forças e serviços de segurança, libertando efectivos para tarefas operacionais e ganhando eficiência na despesa;
  • Novo concurso nas forças de segurança e recupere, pelo menos parcialmente, o défice de agentes acumulado nos últimos anos.

 BE



Nenhuma referência


    CDU
    Área da Segurança Interna
    • Importa consagrar na lei a natureza civil de todas as forças de segurança, rever o estatuto profissional dos seus elementos de modo a garantir o respeito pelos seus direitos e reivindicações e a motivação para o exercício das suas missões, e revogar quaisquer disposições legais que permitam a utilização das Forças Armadas em missões de segurança interna que não sejam do âmbito da busca e salvamento ou do auxílio em missões de protecção civil.+

    12 comentários:

    Oliveira Neves disse...

    Espectacular e muito interessante. Informar e ser informado correctamente, é o caminho. Parabéns!"

    Anónimo disse...

    ora aí está o que é preciso. Desmascarar promessas eleitorais e falsos programas de governo. É necessário "chamar aos bois pelos nomes".

    Anónimo disse...

    Gosto das duas vertentes...

    Anónimo disse...

    Nenhuma destas promessas vai avante por causa disso fico em casa.

    Anónimo disse...

    Faltam as posições mais dignas, .. que são as dos partidos não representados neste BLOG se o objectivo era esclarecer como dizem, esqueceram que há nove forças concorrentes ao acto eleitoral e neste local apenas se encontram cinco com destaque para o CDS por ser o tal que vai pôr um policia em cada feira atribuíndo-lhe o respectivo subsidio de salobridade!

    Anónimo disse...

    "O seu comentário ficará visível após aprovação"

    sei que isto não será publicado, mas o tempo do visto prévio por incrivel que pareça, até num blog de um sindicato está de volta

    NÃO HÁ NADA COMO ESTE SENTIDO DE UTILIDADE

    È DE ESPERAR A REPROVAÇÃO DESTE COMENTÁRIO

    Anónimo disse...

    O anónimo das 02h23 devia saber que não há nove, mas sim 17 partidos a concorrer às eleições. Quanto às cores, só pode ser problema de daltonismo.

    Anónimo disse...

    Afinal o blog ficava mais util com os dezassete partidos concorrentes, em vez de nove ou os cinco que toda a gente já conhece

    COM DEZESSETE programas no BLOG não haveria problemas de daltonismo por parte de quem o fez

    AP disse...

    Pergunta importante: Onde estão então os programas para a segurança desses partidos? Alguém sabe? Deixo entaão uma sugestão para colocarem os links neste espaço de comentários e assim proporcionar a que os autores do blog os coloquem. Ficando de qualquer das formas acessivel a quem quiser aceder.

    Anónimo disse...

    Os sindicatos da Policia ainda não entenderam uma coisa.
    Todas as iniciativas de florear e piscar de olhos a partidos e governos que se vão sucedendo levam sempre ao mesmo: " são as Policias literalmente ignoradas nas suas mais que justas aspirações mas penalizados quando o tempo é de vacas magras".
    A Policia é uma instituição séria, pilar da Democracia e os seus profissionais estão fartos de ser consecutivamente enxovalhados ora pelas chefias da instituição, ora pelo sistema instituído de bandalheira, ora pelos políticos que pura simplesmente a tratam com desprezo como se tratasse apenas de um mal necessário.
    Digo isto não como uma qualquer conversa de taberna, onde se debitam frases feitas repetidas por todos, mas sim como um cidadão atento que tenta ter uma opinião imparcial baseada na observação séria.
    Refiro como exemplo:
    - 1 estatuto profissional que apesar de estar em vigor desde 01JAN2010 ainda não foi totalmente aplicado na instituição ( motivos monetários) sendo apenas aplicado a quem por força de promoção teve de ser posicionado no novo Estatuto e sendo também aplicado SEM PERDER TEMPO na questão das GRADUAÇÕES (vergonha nacional que expõe claramente uma gestão danosa dos dinheiros públicos)
    - Horários laborais que ninguém entende (8 dias de trabalho seguidos para ir para a folga, tendo como agravante o facto de 2 em 2 dias ter uma passagem de turno que encurta em 6 horas o período de descanso entre turnos), tudo isto acontece como se fosse a coisa mais normal do mundo e para compor o ramalhete os senhores mandantes da Policia não se inibem de distribuir processos disciplinares a torto e a direito sem ter em conta estes horários vergonhosos (talvez seja porque lá do fundo do gabinete destes senhores, os quais usufruem de: Sábados Domingos e feriados em casa e noitinhas na cama, carros da instituição para uso a seu bel-prazer e respectivo combustível, não consigam atingir o que custa este tipo de tratamento).
    -Trabalho inglório dos agentes que diariamente põem em risco a sua integridade física para depois ver o seu trabalho desvalorizado pelos tribunais.
    -Promessas sucessivas de governantes que caem logo no esquecimento, apelando estes ao profissionalismo e responsabilidade dos policias, quando estes se mostram indignados com o tratamento a que são sujeitos e toda uma panóplia de situações que é do conhecimento geral.
    E para não me alongar mais apenas expresso aqui a minha opinião quanto à postura dos sindicatos:

    Sem querer ser conotado de forma alguma com radicalismo prejudicial e desnecessário digo no entanto que perante anos seguidos de desprezo pela lei sindical ( negociação colectiva, negociação de horários entre outras que não são respeitadas nem no seio da instituição policia nem pelos senhores políticos) está na hora dos sindicatos agirem como tal e não irem em conversa fiada e estabelecerem metas razoáveis a apresentar a quem de direito e não abrir mão delas por promessa vãs mas sim por documentos assinados onde se assumem claramente metas de qualidade e respeito pelos policias.

    Oliveira Neves disse...

    Concordo e subscrevo. É isso tudo.

    Francisco Pereira disse...

    A CDU divulgou igualmente 10 compromissos eleitorais para com os profissionais das forças de segurança, que respondem a questões sentidas pelos profissionais parece-me que poderia estar também para conhecimento de todos .
    Cumprimentos
    Francisco Pereira

    Enviar um comentário